Alanis Morissette sempre teve uma voz linda e uma habilidade incrível de escrever e cantar músicas com letras cuidadosas e emoções sinceras, mas agora ela se superou.

Revitalizando uma carreira com álbum novo em 2020, após oito anos sem lançar músicas novas, Morissette se apresentou essa semana no programa do Jimmy Fallon. Em tempos de pandemia, foi uma apresentação improvisada, onde cada músico gravou sua parte separadamente em suas respectivas casas:

‪Não bastasse a música ser ótima, esse vídeo é honestamente uma das apresentações musicais mais lindas que eu já vi na vida. Com boa parte do mundo todo trabalhando de casa, é muito comum ver os filhos “participando” das reuniões online dos pais, e ver isso transportado para um contexto musical é o tipo de coisa que não se vê todo dia. A Alanis nem consegue terminar alguns versos da música, porque a filha não deixa — igualzinho à minha chefe nas nossas reuniões de quarta.

Mas onde isso poderia soar como falta de profissionalismo ou desleixo com uma apresentação importante num dos maiores talk shows do horário nobre americano, a Alanis transforma as interrupções da filha no próprio coração da performance.

Porque a música que ela estava cantando, chamada “Ablaze”, é especificamente uma carta de amor aos filhos dela, com letras como essas (tradução minha):

“Para o meu garoto, com toda aquela energia incontrolável
Amo suas cores e seus azuis em igual medida
Suas idas e vindas
Minha missão é manter a luz dos seus olhos queimando forte

Para minha garota, toda sua inocência e fogo
Quando você me procurar, estou aqui der o que vier
Este ninho sempre estará aqui
Minha missão é manter a luz dos seus olhos queimando forte”

Cantando sem desafinar e cuidando da filha ao mesmo tempo, Alanis faz uma performance não só de música, mas também (talvez principalmente) de maternidade.

Que mulher!


O álbum novo de Alanis Morissette se chama “Such Pretty Forks in the Road” e já está disponível onde quer que você ouça músicas.