Tetris 99 é um jogo maravilhosamente empolgante, especialmente quando você começa a jogar bem o suficiente para sentir o gostinho da vitória. Recentemente comecei a vencer algumas partidas, e as dicas abaixo me ajudaram muito, então talvez ajudem você também.

Para vencer uma partida de Tetris 99 você tem que entrar numa partida com mais 98 pessoas e ser o último a "morrer". Não é nem um pouco fácil, ainda mais quando você precisa se preocupar com o sistema de ataque (escolhendo para quem você vai mandar as linhas de lixo resultantes das suas jogadas) e com se manter vivo (guardando peças para fazer boas jogadas nos momentos certos e evitar que linhas de lixo apareçam na sua tela).

Quando eu encontrei as dicas abaixo em um comentário no Reddit, passei a jogar melhor. Gostei tanto delas que decidi traduzi-las para o Português, com autorização do autor.

Tomara que te ajudem!


Acho que isso me qualifica para dar dicas! 

Das 64 partidas que eu joguei, fiquei em primeiro lugar 15 vezes. Como todo mundo, eu joguei Tetris pela primeira vez há muito tempo, mas foi só no Switch que eu me apaixonei pelo jogo e comecei a ficar bom. Foi há dois anos, quando eu comprei Puyo Puyo Tetris (255 horas de jogo nele). E eu sempre quis escrever minhas estratégias de Tetris...

Primeiro, um pouco de terminologia. Há 7 peças no jogo:

  • S (vermelha)
  • Z (verde)
  • J (azul escura)
  • L (laranja)
  • I (azul clara)
  • T (roxa)
  • O (amarela)

O nome de cada peça tem relação com o formato dela.

Por último: aquele espaço onde você joga a peça I se chama "canaleta", e o nome dessa jogada, na qual você faz 4 linhas, é "Tetris".  

Minhas 12 melhores dicas

  1. Se você quiser ficar bom em Tetris, baixe o demo gratuito do Puyo Puyo Tetris na eShop, ou compre o jogo. É um bom jeito de conseguir treinar sem pressão até conseguir jogar com rapidez. Diferente do Tetris 99, você não vai ser bloqueado por linhas cinzas de ataque. E as partidas demoram mais — ou seja, mais tempo de treino.
  2. Já reparou como o jogo é fácil no começo? É porque a sua superfície está plana. Só o Z e o S deixam buracos no fundo, e é fácil preencher esse buraco com qualquer outra peça que aparecer. Esse deve ser o seu objetivo ao colocar as peças. Sempre que você tiver oportunidade de colocar suas peças de um jeito plano, faça isso. Isso significa que seus Ls, Js, Ss e Zs devem ser colocados preferencialmente ocupando três espaços na horizonal. Não vai usar a sua peça I para fazer um Tetris? Tente colocar ela deitada.
  3. Aprenda a pensar uma peça à frente. Quando você decidir onde colocar uma peça, antes de derrubá-la, olhe para a próxima peça que vai cair. Ela cabe em algum lugar? Se ela não couber, você consegue colocar a peça atual de um outro jeito para que a próxima tenha um bom lugar para ser colocada? Não? A sua peça reservada pode ajudar? Pense nessas coisas. A todo momento você precisa estar trabalhando com três peças: a sua atual, a próxima e a reserva. Como você consegue usar essas três peças para tornar a sua área de jogo plana?  
  4. Associe cores com lados. Azul e Vermelho significa que geralmente a peça vai ser útil na esquerda, enquanto Laranja e Verde são mais úteis na direita.
  5. Você nem sempre precisa fazer Tetris na sua canaleta. Se as coisas estiverem feias, deixe um degrau — assim, você tem duas opções extras de peças que se encaixam ali. Se a sua canaleta está no lado direito, esse degrau permite que você use as peças Laranjas e Verdes. Se estiver à esquerda, você vai poder usar as Azuis e Vermelhas. Clique aqui para ver um exemplo de degrau no lado esquerdo.
  6. Gostou do degrau? Que tal um degrau duplo? Com ele, você tem mais duas opções.
  7. Gostou do degrau duplo? Que tal um degrau triplo? Com ele, você tem uma última opção. Nesse ponto, a única peça que não cabe é a verde. (Ou a vermelha, se a canaleta estiver do outro lado.)
  8. Não tem jeito: às vezes você fica sem opções e precisa cobrir a canaleta. Isso pode ser meio óbvio, mas lembre-se que você precisa parar de colocar peças ali se quiser ter esperança de limpar a tela o suficiente para conseguir usar a canaleta de novo. Quanto mais alto você empilhar coisas verticalmente em cima da canaleta, mais difícil vai ser isso.
  9. A peça roxa em formato de T é a melhor peça. Além de ser a mais flexível, se encaixando em praticamente qualquer situação, é com ela que você faz T-Spins (uma jogada avançada — pergunte para o YouTube). E o melhor é que ela consegue fazer esta jogada que daria pra fazer com uma peça vermelha ou verde, só que sem deixar uma ponta inconveniente na parte de cima.
  10. Reforçando um pouco o ponto 1: você precisa ser rápido para vencer no Tetris 99. Veja um vídeo rápido de uma das partidas que eu venci. Quando você está entre os últimos 10 jogadores vivos, as peças caem quase instantaneamente. Se você não estiver com a tela mais ou menos vazia, vai ter que reagir bem rápido.
  11. Ok, você está no Top 10. Bom trabalho! Mas agora você está em pânico. A música fica intensa e os blocos voam na velocidade da luz. Lembra do que eu falei sobre tentar manter a área de jogo plana? Pro inferno com isso agora. O jogo mudou. As peças precisam estar um pouco mais altas no meio. Por quê? Porque você vai precisas girar as peças para chegar a cada lado de acordo com o seu plano. Se o meio não estiver um pouco mais alto, você não vai conseguir chegar completamente para a esquerda ou direita. Se você escolheu o lado errado, fique girando a peça para evitar que ela fique fixa, e use esse tempo para pensar se a sua peça reserva não seria melhor. Caso ela não seja, já era: coloque em qualquer lugar e segue o baile.
  12. Talvez você não tenha conseguido chegar no Top 10 ainda. Deixa eu te falar então da estratégia que eu desenvolvi depois de mais ou menos uma dúzia de partidas e que eu acho que funciona super bem para o Tetris 99:

O sistema de ataque não é arbitrário. Também não é igual ao Tetris normal. Se você foi com tudo e destruiu algum oponente, você conseguiu o que queria: um KO. Você ganha uma medalha por isso, fica feliz e se acha o bonzão. Só que não: agora você virou um alvo para os outros. Colocar para a direita com o analógico direito serve para direcionar os ataques para os jogadores com o maior número de medalhas. Muita gente vai atacar você, e quando isso acontecer, você provavelmente já era.

A minha estratégia é jogar quietinho até estar no top 50. Isso significa usar a opção da esquerda (Random) e ir com calma. Um monte de gente mirando em mim? Não tem problema, eles vão trocar logo. O indicador à esquerda está piscando em vermelho, indicando que eu estou prestes a receber algumas linhas? Beleza, eu faço um Tetris rapidinho para cancelar. Era justamente para isso que eu estava reservando aquela peça I.

Quando começa o top 50, eu escolho a opção de cima (KOs) no analógico direito. Isso significa que eu estou direcionando meus ataques para os jogadores que estão prestes a morrer. Agora é a hora de matar gente, porque com isso você ganha medalhas (badges), e com isso você ganha bônus de ataque. Você vai precisar de medalhas quando estiver no Top 10. Agora é hora de jogar com tudo.

Depois de conseguir alguns KOs, é hora de jogar com os grandes. Você sabe que está chegando no Top 10 e, quando chegar lá, vai precisar ser o fodão. Você precisa de todas as medalhas. Quando estiver prestes a chegar no Top 10, troque o alvo para a opção da direita (Badges). Você agora está tentando matar os jogadores que têm mais medalhas, para pegar elas para você. Dê o seu melhor. Quando conseguir derrotar um desses jogadores, você vai ouvir os barulhinhos de você ganhando as medalhas. Ding ding ding! Derrote mais um, ganhe ainda mais medalhas. Todo mundo vai estar com medo de você.

Agora você está se preparando para o Top 10. Porque as coisas não são fáceis lá.

No Top 10, o mais importante é fazer linhas o tempo todo. Não se preocupe em fazer Tetris. Concentre-se em limpar a tela como for possível, linha após linha. Todo mundo vai estar atacando todo mundo. Não importa, você ainda vai estar com a mira em Badges, tentando ganhar mais medalhas e aumentar o seu poder. Enquanto todo mundo briga com todo mundo, você ainda vai estar nas últimas posições, fazendo o seu jogo quieto — mas rápido. Se der pra fazer Tetris, manda ver, mas tudo bem se você só ficar só fazendo uma ou duas linhas de cada vez.

Quando você menos esperar, os outros não vão estar aguentando mais. Eles estavam esperando uma peça I para jogar na canaleta, mas ficou tudo rápido demais e eles se atrapalharam. Isso é o que a maioria faz. Enquanto isso, você estava com mais tempo para decidir como colocar as peças ultra rápidas do final, porque focou em manter a tela limpa e não em cultivar uma canaleta para fazer Tetris.

GG! Primeiro lugar!

Essa foto é prova de que as dicas acima funcionam.